Equipamentos Disponíveis
SMPS - Scanning Mobility Particle Sizer
O SMPS consiste de um classificador eletrostático que separa as partículas por tamanho de acordo com sua habilidade em atravessar um campo elétrico, e ainda de um contador de partículas (Harrison et al., 1999; Morawska et al., 1999, Shi et al., 2001).


MINI-VOL (coletor de PM10 e PM2,5)
É basicamente composto de uma bomba (funcionando a aproximadamente 5 lpm) controlada por um timer programável, um totalizador de tempo para registrar o número de horas que a bomba esteve funcionando e um rotâmetro que mede o fluxo de ar durante o período de amostragem.

MOUDI (Microorifice Uniform Deposit Impactor)
O impactador utilizado nas medidas é o modelo MOUDI 100 da MSP Corporation (Minneapolis). O MOUDI (Figura 2.2) é originalmente um impactador em cascata de dez estágios ao qual foram adicionados mais três estágios para amostragem da fração nanométrica. As placas de impactação rotativas são necessárias para ocorrer uma deposição uniforme em áreas circulares de aproximadamente 25 mm de diâmetro. O fluxo é de aproximadamente 20 lpm (litros por minuto) e os diâmetros de corte variam de 10 a 0,01µm. Um pré-impactador fica no inlet e ainda um filtro final na base do equipamento. Cada estágio consiste de uma placa de impactação para o estágio precedente e uma de orifícios para o mesmo. Pela rotação alternada dos estágios, a deposição é distribuída uniformemente.


AETALOMETRO
O Aetalometro (Figura 2.7) é o principal instrumento para a medida em tempo real de black carbon (BC) ou carbono elementar. O princípio do Aetalometro é medir a atenuação de um feixe de luz transmitido diretamente sobre um filtro, enquanto o filtro coleta continuamente uma amostra de aerossol. Esta medida é feita em intervalos regulares sucessivos de um período pré-determinado.

BALANÇA DE PRECISÃO - MX E UMX
São microbalança e ultramicrobalança respectivamente que diferem por sua alta capacidade e resolução. Possuem caracteristicas de ajustes totalmente automáticos (calibração e linearização), terminal gráfico sensível ao toque, e sensores sem contatos programáveis, aplicações integradas para pesagens normais, pesagem em porcentagem, pesagem diferencial e determinação da densidade, etc. Os modelos apresentam sensibilidade de medição desde 5g e 2g respectivamente até 6 casas decimais de gramas.
