Modelos numéricos utilizados

Weather Research & Forecasting Model / Chemistry

Uso e implementação: Maria de Fátima Andrade; Rosiberto Salustiano da Silva Júnior; Rosimeri Porfirio Rocha

  É um modelo de meso-escala não-hidrostático de previsão numérica do tempo, desenvolvido pelo NCAR (National Center for Atmospheric Research) que conta com a colaboração de diversas universidades e outros institutos de pesquisas. O WRF/Chem é um modelo de previsão climática e de poluentes atmosféricos criado sob um sistema operacional flexível e eficiente computacionalmente, oferecendo uma avançada descrição física e numérica da atmosfera. O desenvolvimento da parte Meteorológica se assemelha ao MM5 e a recente inclusão da parte química tem por base o modelo CMAQ.

Modelo BRAMS

O modelo BRAMS (Brazilian Regional Atmospheric Modeling System) é baseado no RAMS (RAMS, Walko et al., 2000) com parametrizações e adaptações para os trópicos e sub-trópicos. O modelo RAMS foi desenhado para previsão numérica de tempo, permitindo simulações desde escalas maiores até micro-escala. Resolve um conjunto de equações não-hidrostáticas quasi-Boussinesq descritas por Walko et al., 2000.

Walko R., Band L., Baron J., Kittel F., Lammers R., Lee T., Ojima D., Pielke R., Taylor C., Tague C., Tremback C., Vidale P. Coupled Atmosphere-Biophysics-Hydrology Models for Environmental Modeling. J Appl Meteorol 39: (6) 931-944, 2000.

Modelo WRF-Chem

O modelo Weather Research and Forecasting with Chemistry (WRF/Chem) é a nova geração dos sistemas de modelagem da qualidade do ar em escala regional, sendo desenvolvido pelo NOAA com outras instituições científicas (ESRL, NCAR, NCEP, etc). Sua componente química é completamente consistente com a componente meteorológica (WRF), ambos usam os mesmos esquemas de transporte, grade (horizontal e vertical) e os esquemas físicos para o transporte sub-grade. O modelo WRF/Chem inclui emissões biogênicas, deposição seca e esquemas de fotólise acopladas com hidrometeoros e aerossóis (Grell et al., 2005).

Os possíveis usos do modelo são: a predição e simulação do tempo ou clima regional e local; modelagem acoplada predição do tempo/dispersão de poluentes para simular a liberação e transporte dos constituintes; modelagem acoplada tempo/dispersão/qualidade do ar com completa interação de espécies químicas com previsão de ozônio e radiação UV assim como também de material particulado e estudos dos processos que são importantes em temas da mudança climática